quinta-feira, 11 de novembro de 2010

LIVRO - CAPÍTULO 8

Capítulo 8 – África: um continente sofrido e explorado
1-A penetração capitalista européia na África
Algumas heranças do colonialismo
O colonialismo implantado a partir do século XIX, na África, deixou várias conseqüências:
·        Diminuição da população africana causada pela escravização de sua gente: Com a incorporação da América ao capitalismo europeu e a introdução, nas colônias americanas, de atividades econômicas agrícolas e de exploração mineral, que exigem mão-de-obra numerosa, teve início a escravidão da população africana.
·        Desorganização e regressão das atividades produtivas, cujos efeitos são sentidos até os dias atuais: O espaço geográfico africano, que estava originalmente voltado para atender às necessidades da população, foi reorganizado em função dos interesses da metrópole. A desestruturação da produção arrasou a atividade artesanal e o setor agrícola.
·        Consolidação de uma classe dirigente africana em estreita aliança com os comerciantes europeus: Esse fato trouxe conseqüências desastrosas para o continente. A liderança política africana passou a ser exercida pelos grupos que mantinham contatos com os comerciantes europeus, e não por aqueles que tivessem representatividade diante do povo. Tais grupos assumiram o papel de intermediários da economia européia ou de patrocinadores do desenvolvimento europeu, relegando a segundo plano o próprio desenvolvimento africano. Forneciam aos comerciantes europeus os negros escravos e, em troca, recebiam algumas mercadorias européias.
·        Divisão internacional do trabalho ou da produção: A introdução do capitalismo na África (do século XV ao XVIII) e, posteriormente, a influência do capitalismo industrial e financeiro (do século XVIII ao XX) impuseram ao continente a subordinação econômica e a divisão internacional do trabalho ou da produção. A África foi incorporada ao sistema capitalista como fornecedora de escravos, matérias-primas minerais e produtos agrícolas para os países centrais e como compradora de produtos manufaturados e como área de investimentos de capitais excedentes dos países centrais em diversos setores da econômica. Excluindo-se oi fornecimento de escravos, essa situação, iniciada no século XVI, mantêm-se até os dias atuais.
·        Criação de fronteiras políticas artificiais: Esse fato gerou conflitos tribais.
·        Instituição do racismo amparado em lei, na África do Sul

Um comentário:

  1. cara vc me ajudou muito amanha e minha prova amanha vou vim aki e te fala se foi facil com seus estudo blz

    ResponderExcluir